domingo, 4 de setembro de 2011

Dia 31 e dia de repouso em Santiago

Santiago de Compostela, Segunda-feira dia 29 de Agosto de MMXI
Ontem levantámo-nos mais tarde (às 5h30) e saímos também mais tarde: fomos beber um chocolate quente no café Che, o sítio onde nos sentimos bem acolhidos e alimentados em Arca do Pino.

O caminho fez-se bem e a primeira parte era bem bonita. Só a partir de metade da manhã é que a paisagem começou a ficar mais industrial e urbana. O Monte do Gozo, a última paragem antes de Santiago, não é um local bonito.
Ao chegar a Santiago, antes de ir para a Praça da Catedral, tive de entrar a correr no Seminário Maior pois a "vontade" assim o obrigou.

Encontrámos, na Praça, a Emma e fomos deixar as mochilas novamente ao Seminário para assistir à missa das 12h, já que uma fila enorme esperava a Compostela e não nos pareceu fazer sentido ficar ali à espera. Não gostei da missa: não houve nem bota-fumeiro, nem sítio para os peregrinos, nenhum cântico; tudo frio e impessoal. Depois da missa eu e o Rui fomos à procura do nosso Hostel, que ainda fica um pouco afastado do centro histórico. Fomos então comer e encontrámos duas amigas portuguesas que tinham feito o Caminho Português. Como depois do almoço não havia ninguém à espera da Compostela, lá fomos buscar o nosso certificado. Depois cumprimos as restantes tradições: fomos abraçar a escultura de São Tiago e passámos pelo seu túmulo. O resto do tempo aproveitei-o a saborear Santiago, aquele sítio para onde caminhei, sentado no chão da praça principal com o Antonio, antes de ir beber um copo com a Emma.

Ao jantar fui ter com o grupo que tinha encontrado antes de Léon: eram os anos do Frans e eu consegui chegar a tempo. Ainda vi o ritual da queimada com o Vicente e a Carol, e fomos depois beber outro copo com os do Uruguai, os catalães, o Joan, o Antonio, o Pablo e a Marina.

Hoje de manhã o Rui foi embora. Eu fico a apreciar a minha meta até quarta de manhã, dia em que os pais me vêem buscar. Passei tanto tempo a "andar" que agora só quero "estar". Sem planos, só descansar e digerir. Hoje almocei no Manolo. Já estive com a Rebecca que chegou ontem à noite. Amanhã vou almoçar com ela e a Emma ao Gato Negro e mudo para o Seminário Maior, para estar no mesmo sítio da Judith e da Emma. E teremos o nosso jantar de reencontro. Hoje à noite vou sair com quem cá está: a Marina e o Pablo, mais os do Uruguai e os catalães.

Ultreia
Et suseia

em frente da catedral de Santiago: Antonio, Rui, Emma, eu, Vicente e Carol

despedida do Andrea
com a Emma e a Rebecca (censurada pela máquina descartável)