sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dia zero

Partida de Lisboa no Sud-Express no dia 26 de Julho, por volta das 16h30; direcção Hendaye

Hendaye, 27 de Julho de MMXI
O combóio para Bayonne já está atrasado.
O dia chuvoso e frio faz-me pensar se trouxe agasalhos suficientes.
Os sete quilos e meio já parecem demasiados mas o exercício de simplificar afasta a incerteza de ter o suficiente para me safar.
É provável que falhe em Bayonne a ligação com Saint-Jean-Pied-de-Port... logo se verá! Será uma ocasião para deixar as preocupações de lado, os cumprimentos de horários e agendas.

Daqui a umas horas estarei no meu ponto de partida e será altura para refazer forças e preparar-me para a etapa que começa amanhã - a primeira e uma das mais duras: atravessar a fronteira franco-espanhola e os Pirinéus...

Saint-Jean-Pied-de-Port, mesmo dia
O combóio esperou pelos peregrinos em Bayonne. Um vagão pequeno e simpático. A paisagem é maravilhosa, entre vales e encostas já se entrevêem montes. E verde.
O ponto de acolhimento ao peregrino foi o primeiro momento em que falei com alguém (à excepção dos dois portugueses - Abel e Michela - que encontrei no primeiro combóio). São voluntários que se ocupam de informar os futuros caminheiros.
Fiquei num albergue municipal. Antes da hora de abertura aproveitei para comer qualquer coisa mesmo em frente do ponto de informação. O menú de peregrino não é lá muito barato (€9.5)... mas prevejo dias com menos para comer.

Sem comentários:

Enviar um comentário